The Wall Street Journal
Participar de um programa de milhagem pode ser frustrante, já que não é raro que a passagem desejada esteja indisponível. Mas os brasileiros podem se reconfortar com o fato de que a Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA ficou no topo de um ranking internacional sobre resgate de milhas.
A companhia aérea paulista foi a única entre 24 avaliadas num estudo da consultoria americana IdeaWorks Co. a oferecer assentos para todos os pedidos feitos, no caso 280. Ela foi seguida por outras duas empresas de baixo custo, a americana Southwest e a alemã Air Berlin. A chilena LAN, que está se fundindo com a TAM, ficou em nono lugar.
Ficaram no pé da lista as americanas US Airways e Delta e a Emirates, dos Emirados Árabes. As três têm voos para o Brasil.
O estudo de disponibilidade foi patrocinado pela ezRez Software Inc., que fornece ferramentas para vendas de viagens on-line a companhias aéreas, hotéis e agências de viagem. Ela verificou a disponibilidade fazendo 6.720 pedidos de reserva com pagamento em milhas. Os pedidos, nos sites das empresas, foram por um par de passagens aos níveis padrões de resgate das milhas. A IdeaWorks, que presta consultoria às aéreas para programas de fidelidade e projetos secundários de receita, escolheu 20 das rotas mais concorridas de cada empresa, tanto internacionais quanto domésticas. Durante março e no início de abril, foram verificadas 14 datas de viagem entre junho e outubro para cada rota. A Gol foi a única aérea brasileira na pesquisa.
No total, 68,6% dos pedidos renderam assentos disponíveis, não muito melhor que os 66,1% de 2010.
As aéreas afirmam que têm tentado melhorar a disponibilidade porque as milhas vêm perdendo parte do apelo e há um acúmulo de milhas no passivo de seus balanços patrimoniais. As milhas rendem bilhões de dólares em receita para as companhias aéreas quando elas as vendem a empresas de cartão de crédito que oferecem prêmios em programas de fidelidade, e as aéreas reconheceram que precisam reduzir as restrições ou correm o risco de perder clientes.
Os gerentes de inventário das aéreas normalmente alocam os assentos que podem ser resgatados com a menor quantidade de milhas quando as tarifas mais baixas ainda estão disponíveis. A partir daí, só deixam assentos de milha disponíveis a prêmios maiores. Alguns voos populares podem nunca ter assentos de milha mais baratos disponíveis.
"Acho que as aéreas estão entendendo que a disponibilidade é importante", diz Jay Sorensen, presidente da IdeaWorks. "Já chegaram ao nível em que precisam estar? Acho que não. Mas o quadro geral é positivo."
(Reportagem de Scott McCartney)
0 comments:
Post a Comment